domingo, 1 de setembro de 2019

JOÃO 13

JOÃO 13


Portanto, este capítulo começa com uma descrição do espírito em que Jesus reuniu Seus discípulos para a ceia da última Páscoa. Os outros evangelhos nos disseram tudo o que precisamos saber sobre as circunstâncias em que ela ocorreu; aqui nos tornamos conscientes da atmosfera do amor divino que adornou a ocasião. Ele tinha o pleno conhecimento da aproximação da Sua morte, que é vista como uma partida deste “cosmos” julgado para o Pai enquanto Ele deixa para trás no “cosmos” alguns que são reconhecidos como “os Seus”. Ele havia falado desses no capítulo 10 como “as Suas próprias ovelhas”, indicando que Ele daria a Sua vida por elas; agora descobrimos como o Seu amor havia sido colocado sobre eles. Ele “amou-os até ao fim”, que, em relação a este mundo, era a morte; mas já que a própria morte é a porta para a vida eterna para eles, o amor permanece para a eternidade.
Os três primeiros versículos revelam aos nossos olhos coisas que de outra forma só seriam conhecidas por Deus. Quem poderia ler adequadamente o amor que enchia o coração de Cristo? Quem poderia discernir o ódio e esperteza do diabo que o levou naquele momento a injetar o pensamento fatal de traição no coração de Judas? E quem mais estava a par do que enchia a mente de Jesus naquela hora sagrada? No entanto, somos autorizados a saber. Como Ele enfrentou a morte pela qual partiria para o Pai, nada estava oculto aos Seus olhos. Ele sabia que Ele havia vindo de Deus para levar à perfeição tanto a revelação de Deus como a redenção dos homens. Ele sabia que estava indo a Deus em vida ressuscitada como as primícias de uma grande colheita de bênçãos – a Cabeça de uma nova criação. E Ele sabia que, embora estivesse prestes a Se submeter às mãos de homens maus, o Pai tinha, na realidade, depositado todas as coisas em Suas mãos de perfeita administração. Tudo está à Sua disposição, e a previsão de Isaías: “O bom prazer do Senhor prosperará em Suas mãos”, certamente será cumprida.
Na plena consciência de tudo isso, Ele tomou o humilde lugar de serviço no meio de Seus discípulos reunidos. O prazer de Jeová é prosperar nas mãos do “Servo de Jeová”. No dia vindouro de glória Ele fará com que esse prazer prospere por todo um amplo universo de bênçãos, mas na véspera de Seu sofrimento Ele fez com que prosperasse usando Suas mãos para lavar os pés dos discípulos. Nisso Ele era o Servo do Senhor tanto quanto Ele será no dia vindouro; e ambas as formas de serviço são igualmente maravilhosas. Ele estava servindo a Deus ao servi-los.
A contestação impetuosa de Pedro foi suplantada para deixar claro o significado de tudo isso. A maravilhosa humildade disso era muito óbvia para ele, e prontamente protestou. No entanto, foi-lhe claramente dito que ele não sabia o verdadeiro significado da ação do Senhor, mas que quando o Espírito viesse, ele o saberia. Devemos entender também. Qual era então o seu significado? As palavras de Jesus, registradas no versículo 8, nos fornecem a chave. Ele falou de ter “parte Comigo”, e se quisermos ter a felicidade de compartilhar com Ele, Ele deve prestar-nos o serviço simbolizado pela lavagem dos pés. Por nossos pés, entramos em contato com terra, e poeira e a contaminação que provém dessas coisas deve ser removida de nós.
As palavras do Senhor no versículo 10 lançam mais luz sobre o assunto. Ele usou duas palavras para lavar, a primeira delas significa lavar tudo ou tomar banho. Ele disse, portanto, que aquele que está banhado precisa apenas lavar os pés, assim aludindo muito evidentemente à dupla lavagem dos sacerdotes – o banho quando eles foram consagrados (Levítico 8:6), que era de uma vez por todas, e as repetidas lavagens subsequentes de mãos e pés sempre que entravam no santuário (Êx 30:19). Este banho de uma vez por todas é o que tomamos quando nascemos de novo. Nascemos da água e do Espírito; e assim, depois de lembrar os coríntios dos males em que uma vez tinham estado afundados, Paulo poderia escrever-lhes: “Mas haveis sido lavados”, embora eles ainda fossem principalmente de mente carnal. Então, aqui, o Senhor disse aos discípulos: “vós estais limpos”, acrescentando: “mas não todos” – tendo Judas em mente. Apesar de toda a sua profissão nenhum novo nascimento alcançou Judas.
Essa ação simbólica do Senhor, juntamente com Suas palavras explicativas, foi o anúncio adequado para os maravilhosos capítulos que se seguem. Suas comunicações aos discípulos em João 14-16, por assim dizer, os introduziram no santuário enquanto em João 17 vemos o Senhor indo sozinho para o Santo dos Santos. Quando Sua morte foi cumprida e, tendo subido ao alto, o Espírito Santo foi dado, descobrimos que ousadia para entrar no Santo dos Santos é o privilégio comum dos crentes. Mas tanto com os discípulos naquele tempo quanto a nós mesmos hoje, este processo de limpeza da contaminação na Terra é necessário, além do novo nascimento, para que haja o desfrute da parte com Ele no santuário da presença de Deus.
Este serviço gracioso ainda é prestado a nós pelo próprio Senhor, assim que precisemos dele. É parte de Sua obra como nosso Sumo Sacerdote e Advogado nas alturas. No entanto, Ele é nosso Senhor e Mestre e, portanto, um Exemplo para nós de que devemos seguir Seus passos nisto. A Palavra é o grande agente de limpeza, como nos disse o Salmo 119:9. É preciso, cremos, mais habilidade divina para usá-la como água purificadora do que como uma luz brilhante ou uma espada penetrante. Se adquirirmos essa habilidade e a exercitarmos em nosso relacionamento com os santos, seremos verdadeiramente felizes. É mais fácil obter conhecimento sobre limpeza do que praticá-la, como indica o versículo 17. Fazendo isso, devemos ser restaurados e reanimados.
Em consonância com isso está a exortação de Gálatas 6:1, mas a “lavagem dos pés” espiritual trataria de contaminações as quais, embora tocassem o coração e a mente, não seriam como ser “surpreendido nalguma ofensa”. Se soubéssemos melhor como fazer isso, muitas vezes seríamos instrumentos em preservar uns aos outros de sermos surpreendidos e sofrermos uma queda.
Chegara o momento do verdadeiro caráter de Judas ser exposto. No final do capítulo 6 encontramos registradas as palavras do Senhor que mostram que Ele o conhecia desde o princípio. Em Sua escolha dos discípulos Ele agiu com a presciência divina, e Judas era o homem a cumprir a predição do Salmo 41:9. No entanto, ele havia sido comissionado e enviado pelo Senhor tanto quanto os outros e aqueles que o receberam, receberam seu Mestre e o próprio Deus, de Quem o Senhor havia vindo. A indignidade pessoal do servo não invalidou esse grande princípio.
No entanto, a terrível queda de Judas foi uma dor real para o coração do Senhor, que não foi atenuada por Sua divina presciência, que Lhe permitiu ver o fim desde o princípio. O pronunciamento enfático do Senhor de que um dos doze escolhidos estava prestes a se revelar como um traidor também trazia problemas para a mente dos discípulos, e o versículo 22 testemunha o fato de que nenhuma suspeita de Judas estava escondida na mente deles. Ele parecia perfeitamente sincero aos olhos deles, tanto que a bolsa comum lhe fora confiada. A astúcia da camuflagem satânica é quase perfeita. Alguma vez houve uma ilustração mais notável da que é declarada em 2 Coríntios 11:13-15?
“Quem é?”; essa era a questão delicada, e apenas um discípulo estava qualificado para perguntar naquele momento. A posição física do discípulo “a quem Jesus amava” era um indicador do estado de sua mente. Pedro percebeu isso e induziu uma investigação. A resposta foi dada de forma simbólica. Era um sinal de honra para um convidado receber um bocado molhado do anfitrião. Mas o honrado discípulo foi manifestado como o traidor.
Podemos discernir três passos em sua queda. Primeiro, houve a cobiça não julgada que o levou a tornar-se um ladrão (Jo 12:6). Então veio a ação de Satanás, colocando em sua mente o recuperar-se em parte (Jo 13:2), uma vez que os trezentos dinheiros que o unguento representava não tinham caído em suas mãos; e, então, ele se contentou com dez por cento dessa quantia. Por fim, Satanás entrou nele. O espírito do mestre do mal assumiu pessoalmente o controle, para que não houvesse deslize nos arranjos que deveriam abranger a morte do Senhor.
O Senhor aceitou a situação e disse-lhe que agisse depressa. Parece que até mesmo Satanás não podia se mover livremente na questão sem permissão divina; mas sendo concedida, Judas, sob o controle dominador de Satanás, levantou-se e partiu. Ele saiu para a noite, e isso em mais de um sentido.
Dentro do cenáculo, uma sensação de sossego prevaleceu quando Judas saiu para a noite. Aliviado de sua presença, o Senhor imediatamente iniciou Seu discurso de despedida, que lançou luz divina sobre tudo o que estava iminente. Por fim, Ele pôde falar com toda a liberdade, embora Seus discípulos ainda tivessem apenas uma pequena apreensão do significado do que Ele falava. As duas primeiras frases que Ele proferiu nos apresentam um resumo maravilhoso. Cada sentença fornece dois grandes fatos.
A hora havia chegado na qual o Filho do Homem deveria ter sido glorificado publicamente, como os profetas haviam dito. Em vez disso, Ele estava ao ponto de ir à morte. Mas – fato maravilhoso – nessa mesma morte Ele seria glorificado, visto que toda excelência divina e humana, que era intrinsecamente Sua, seria trazida à mais brilhante manifestação. Conectado com isso está o segundo fato, que Deus foi perfeitamente glorificado n’Ele. No primeiro homem e em sua raça, Deus havia sido totalmente mal representado e desonrado: em Sua morte, a perfeita revelação de Deus foi levada ao seu clímax; Seu caráter e natureza reivindicados e manifestados.
Além disso, em resposta a essa glorificação de Deus, deve haver a glorificação do Filho do Homem no próprio Deus. Cristo está agora escondido em Deus, como Colossenses 3:3 conclui, mas Ele está oculto lá como o Glorificado. Que o Filho do Homem deveria ser glorificado desta maneira não havia sido revelado anteriormente. Então, esse fato dá uma inesperada mudança no curso dos eventos; como também o segundo fato deste versículo de que esta glorificação oculta deveria acontecer imediatamente. Não se esperaria até o reino visível para isso acontecer! Mas o derramamento do Espírito para habitar nos crentes está pendente no fato dessa glória presente e oculta e, consequentemente, todos os privilégios e bênçãos que são propriamente Cristãos.
A glorificação de Cristo desse modo celestial e imediato envolveu, no entanto, a quebra dos elos existentes com Seus discípulos sobre uma base terrena, pois naquele momento eles não poderiam segui-Lo ao Seu novo lugar. Aqui, pela primeira vez, o Senhor dirige Seus discípulos como “crianças” (JND), vendo-os como aqueles que foram introduzidos na família de Deus, de acordo com João 1:12. É notável o quanto da primeira epístola de João é baseada nas palavras do Senhor registradas no versículo 34. Entramos na família divina por sermos nascidos de Deus, e a própria vida da família é o amor, pois Deus é amor. O Senhor deixa claro que, enquanto Ele está em glória oculto no céu, os filhos, que são deixados no mundo das trevas e do ódio, devem provar seu discipulado manifestando amor. Glória lá e amor aqui, era o pensamento divino. O primeiro é perfeito, mas, infelizmente, quão imperfeito é este último!
Essa separação que se aproximava era uma perplexidade e também uma tristeza para os discípulos, e Pedro expressou a dificuldade deles. Sua pergunta trouxe a certeza de que nem ele nem qualquer outro poderia segui-Lo quando, então, Ele passasse pela morte para a Sua glória ressuscitada, ainda que no final eles deveriam estar lá. Havia um significado especial na observação no caso de Pedro, como podemos ver ao nos voltarmos para João 21:18-19; mas certamente tem uma aplicação para todos nós. Ele fez uma vereda através da morte para a ressurreição que todos temos que trilhar. Pedro, não contente com a garantia do Senhor, apenas revelou sua insensata confiança em si mesmo. Naquela hora solene, o orgulhoso autoconfiante foi exposto, assim como o traidor havia sido exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário